Lucas Scaramussa (Podemos) lidera com larga margem de vantagem as intenções de votos para a prefeitura de Linhares. É o que aponta a mais recente pesquisa da Futura, dentro do projeto 100% Cidades, divulgada nesta quarta-feira (04) nos veículos da Rede Vitória. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%.
De acordo com os números do cenário estimulado, Scaramussa aparece com 43,3% da preferência do eleitorado, seguido pelo atual prefeito, com 18,7%. Em terceiro e quarto estão Maurinho Rossoni (PL) e Galego (PT), com 6,8% e 0,8%, respectivamente.
Votos brancos e nulos somam 6,2% e eleitores indecisos ou que não souberam responder correspondem a 24,2%.
Em comparação ao levantamento apresentado pelo mesmo instituto no último dia 10 de julho, Lucas subiu 15,3 pontos, já que estava com 28% das intenções de voto na pesquisa estimulada naquele momento.
Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 27 de junho e 1º de julho, com eleitores de 16 anos ou mais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-08076/2024.
Expontânea
A pesquisa também traçou um cenário espontâneo, em que os eleitores podem citar apenas um candidato, sem uma lista prévia. Neste contexto, 25,9% dos entrevistados disseram que, se a eleição para a prefeitura de Linhares fosse hoje, votariam em Lucas Scaramussa.
Bruno Marianelli surge em segundo, com 14%. Em terceiro aparece Maurinho Rossoni, com 2%. Em quarto está Galego, com 0,1%.
Cerca de 5% dos eleitores entrevistados citaram outros nomes que não somam 1% e não foram elencados. Brancos ou nulos somam 6,2% e indecisos ou não souberam opinar são 46,7%.
Rejeição
Lucas Scaramussa é o candidato com menor rejeição do eleitorado linharense, com apenas 8,3% das menções. Já Galego apresenta a maior rejeição entre o público entrevistado, com 27,5%.
Maurinho Rossoni não seria votado por 20,5% e cerca de 19,4% informaram que não votariam no atual prefeito Bruno Marianelli de jeito nenhum.
Há também os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos, que somam 22,2%. Já os que rejeitam todos são 4,2% dos entrevistados. Os que não souberam opinar são 18,5% dos participantes da pesquisa.